Learning by doing: os benefícios de “aprender fazendo”

Em resposta às necessidades educativas dos alunos, os métodos de ensino estão em constante mudança e atualização.

Neste sentido, a técnica “learning by doing” proporciona aos alunos um sistema de aprendizagem mais eficaz e com melhores resultados.

Em que consiste esta metodologia?

Dentro do contexto educativo, a metodologia de ensino conhecida como “learning by doing” inclui uma série de atividades práticas que ajudam os alunos a cumprir diversos requisitos de aprendizagem.

Trata-se de colocar os alunos como protagonistas, dando-lhes a oportunidade de participar e ser o arquiteto do processo de ensino e aprendizagem. Para isso, realizarão diferentes tarefas vinculadas aos conteúdos programáticos previamente ensinados e trabalhados em sala de aula.

A origem do “learning by doing” 

Embora seja uma metodologia de ensino e aprendizagem muito popular atualmente, a verdade é que o “learning by doing” remonta, pelo menos, ao período pós Primeira Guerra Mundial.

Esta metodologia foi aprimorada ao longo dos anos tengo como principais promotores os pesquisadores William Heard Kilpatric e John Dewey, que especificaram o conceito e as suas características fundamentais.

As suas teses gravitavam em torno da ideia de que um aluno aprende melhor se mantiver o interesse e a motivação. Como alcançá-lo? Esta técnica mostra que é possível se for demonstrada a aplicação prática de uma ação de formação.

Benefícios do “learning by doing” 

Learning by doing, ou aprender fazendo, é uma metodologia cada vez mais popular dentro da comunidade educacional. Os profissionais do setor, principalmente os que lecionam no Ensino Profissional e no Ensino Superior, cada vez mais optam por esta metodologia devido aos seus inúmeros benefícios.

Os alunos, com esta técnica, envolvem-se intrinsecamente no seu processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes têm que investigar, refletir e aplicar os conhecimentos teóricos vistos em sala de aula a um problema real. Nesse sentido, a parte prática tem muita relevância, algo bastante habitual no ensino profissional e cada vez mais no ensino regular – secundário e superior.

Outra vantagem do aprender fazendo é que, ao praticá-lo em uma abordagem real, o aluno recorda-se com veemência da matéria aprendida. Consequentemente, criam-se memórias difíceis de esquecer e que perduram apesar da passagem do tempo. O conhecimento teórico, nesse aspecto, é muito mais líquido e volátil.

O aumento da curiosidade, interesse e motivação dos alunos são outros aspectos positivos a considerar. Durante o processo deste tipo de atividades, estão mais predispostos a aprender técnicas úteis na sua vida real e profissional, o que se traduz numa melhoria dos seus resultados académicos e na aquisição de competências estabelecidas.

Sendo assim, o learning by doing é uma metodologia inovadora que facilita a aprendizagem do conhecimento devido à sua relação prática com a vida cotidiana, melhorando os resultados dos alunos.

Facebook
Twitter
LinkedIn
COMENTARIOS